Navegação de artigos

Web creation

Curso de JavaScript

Potencie websites e aplicações com o JavaScript!

JavaScript é uma linguagem de programação criada em 1995 por Brendan Eich, um dos fundadores da Mozilla Corporation.

O JavaScript foi desenvolvido originalmente para funcionar no Netscape Navigator. O objetivo era tornar determinados processos das páginas web mais dinâmicos e o seu uso mais agradável, ao simplificar a programação de animações e de alertas.

Não se deve confundir JavaScript com Java, linguagem de programação desenvolvida pela Sun Microsystems. São duas linguagens de programação completamente distintas e com objetivos diferentes.

Em que é que se distingue o JavaScript?

Em vez de correr nos servidores de internet, o JS permite correr programas localmente – do lado do cliente, ou seja, no browser ou no próprio dispositivo. Por isso, o JavaScript atribui às páginas web a possibilidade de programação, transformação e processamento de dados enviados e recebidos. E pode interagir em tempo real com o código e conteúdo do HTML, bem como com os estilos aplicados a esse conteúdo por CSS.

Os scripts de código escritos em JS e executados no browser permitem, por exemplo, atualizar parte do conteúdo de uma página web sem ter de a carregar de novo, graças a técnicas como o AJAX. E isso permite a criação de aplicações completas dentro do navegador, como o Google Docs.

Há muito tempo que o JavaScript deixou de ser uma mera linguagem de efeitos visuais para páginas HTML. Em conjunto com o HTML e o CSS, o JavaScript, e as suas bibliotecas (como JQuery) e frameworks derivadas, tornaram-se alicerces fundamentais da internet como a conhecemos. E uma ferramenta indispensável para desenvolvimento web.