Navegação de artigos

Web creation

Curso de PHP + MySQL

PHP é uma das linguagens de programação mais usadas na internet, permitindo fazer muito mais do o HTML simples. MySQL permite criar e modificar bases de dados no servidor. Usadas em conjunto, estas ferramentas podem criar sites e bases de dados complexos e personalizados.

Criado em 1995 por Rasmus Lerdorf, o PHP: Hypertext Preprocessor (que primeiro se chamou Personal Home Page) é uma linguagem interpretada livre, usada na sua origem apenas para o desenvolvimento de aplicações no lado do servidor. Estas aplicações são executadas no servidor de internet e os resultados apresentados ao visitante através do HTML.O PHP permite criar sites interativos e focados no utilizador.

O MySQL é uma linguagem de base de dados relacional de código aberto, com um modelo de cliente-servidor. Permite criar, editar e aceder a múltiplas bases de dados num servidor. Utiliza uma interface prática, funções simplificadas e ainda a possibilidade de ser modificada à medida dos projetos.

A combinação do PHP com o MySQL é essencial para criar lojas online, fóruns ou outras aplicações. Concorrente direto da tecnologia ASP da Microsoft, o PHP é utilizado em aplicações como Facebook, WordPress, Magento, Drupal, Joomla ou MediaWiki.

O PHP pode coligir informações do utilizador, criar e editar ficheiros no servidor, enviar e receber cookies, restringir acessos, criptografar dados e muito mais.

O código é interpretado no lado do servidor pelo módulo PHP, que gera a página web a ser visualizada no lado do cliente. A linguagem evoluiu, passou a oferecer funcionalidades em linha de comando.

Uma das grandes vantagens do PHP é ser extremamente simples para um iniciante, mas oferecer muitos recursos avançados para um programador profissional.

Simples de utilizar, consegue oferecer um vasto conjunto de recursos para programadores mais avançados, também graças à sua extensa biblioteca de funções. Além da excelente capacidade de resposta que dá ao utilizador, alia-se de forma eficiente a bases de dados, como o MySQL.

No final deste curso, os formandos conseguem criar páginas web dinâmicas, utilizando a linguagem PHP e a trabalhar com uma base de dados MySQL.