Navegação de artigos

Programação, Web

Frontend React Developer

Um site é composto por várias camadas, desde a estrutura, design, conteúdo e funcionalidades. O Frontend React Developer desenvolve essas funcionalidades.

A arquitetura cliente-servidor pressupõe duas partes: o lado do cliente (client-side) envolve linguagens que são processadas pelo navegador do utilizador, o lado do servidor (server-side), que recorre a diferentes linguagens para processamento.

Apesar de diferentes, ambas as partes trabalham em conjunto para garantir a usabilidade do site e uma boa experiência de navegação.

A programação frontend está associada ao client-side. O frontend é a parte visível de um site ou aplicação, com design, interface de navegação e ferramentas de interação com o utilizador, como pesquisas e formulários.

Para que serve?

O programador de frontend é responsável pela experiência do utilizador dentro de uma aplicação web. É quem desenvolve as páginas com as quais o utilizador interage.

O frontend também inclui elementos que determinam a identidade visual de um site ou aplicação. Por isso, além do conhecimento de linguagens de programação específicas, um frontend developer só tem a ganhar se tiver noções de design, arquitetura de informação e UX.

Como aprender?

Para ser frontend developer tem de se dominar a lógica de programação, e aprender linguagens como HTML, CSS, JavaScript e respetivas bibliotecas e frameworks. São as principais ferramentas utilizadas na criação de interfaces para aplicações.

HTML e CSS

Se quer aprender a programar, tem de conhecer HTML. É uma excelente linguagem de programação para quem está a começar. O HTML é usado para criar a estrutura base do conteúdo de um site e os seus principais elementos, cabeçalho, rodapé, menus, etc.

Um frontend developer tem de saber usar CSS (Cascading Style Sheets, ou páginas de estilos em cascata). Esta linguagem é usada para organizar secções, criar efeitos de transição e definir o aspeto visual de uma página, como tipos de letra, cores e dimensões. CSS é um complemento de HTML, mas também acrescenta novas possibilidades ao código.

JavaScript

Esta linguagem de programação é responsável por comandos e comportamentos que aumentam a usabilidade de um site, deixando-o mais dinâmico e melhorando a experiência do utilizador (UX). Relembramos que JavaScript não é a mesma coisa que a linguagem Java.

React JS

A versatilidade de linguagens como JavaScript e CSS tornaram possível o desenvolvimento de bibliotecas e frameworks.

As bibliotecas, como o React, ajudam a reduzir a quantidade de linhas de um código sem alterar sua função. Já as frameworks, como Bootstrap ou Tailwind, procuram agilizar o desenvolvimento de sites e aplicações.

O React JS permite criar componentes de UI (interface de utilização) reutilizáveis. É uma das bibliotecas JavaScript mais populares e tem uma base sólida e uma grande comunidade por trás dela. É mantida pelo Facebook, Instagram e outras empresas, em conjunto com uma comunidade de desenvolvedores individuais.

Marcar aula grátis